O objetivo deste livro é fazer uma análise ao mesmo tempo estrutural e cronológica da obra de Foucault, buscando sua lógica interna, mostrando o itinerário de seu pensamento, suas etapas de elaboração, as dificuldades com que se deparou ao longo dessa trajetória, os conceitos que foram introduzidos, transformados ou abandonados, os seus temas e problemas centrais. O pensamento de Foucault é certamente dinâmico, proteiforme, mas possui coerência interna e até uma certa sistematicidade. Essa sistematicidade se revela na concatenação de três instâncias, que realizam, cada uma delas, um deslocamento fundamental na tradição filosófica: uma nova concepção da crítica, uma nova concepção do método e uma nova concepção das práticas. Com esses deslocamentos, Foucault reformula a tarefa do pensamento, dando à crítica uma nova finalidade e novos recursos.
A crítica tal como formulada por Kant tinha a função de conduzir o homem ao estado de maioridade, libertando-o das ilusões transcendentais que o aprisionam. Podemos dizer que Foucault submete o projeto crítico a uma metamorfose, que o desembaraça dos resíduos transcendentais e idealistas que ele ainda carregava em Kant. Uma primeira metamorfose da crítica foi realizada pelos ataques de Nietzsche, Freud e Marx, um independentemente do outro. Com o trio de pensadores, a crítica deixa de buscar as condições formais de possibilidade da experiência para buscar as suas condições reais, o seu a priori concreto e contingente, seja nas formas e relações de produção, nas representações do inconsciente e do desejo ou na história da moral. Segundo Foucault, eles teriam criado uma nova hermenêutica, através da qual temos que nos interpretar a nós mesmos, como os textos de Nietzsche, Freud e Marx fossem eles próprios hieróglifos a ser decifrados. [...]
Inhaltsverzeichnis (Sumário)
- Introdução
- As Metamorfoses da Crítica: Da Arqueologia à Genealogia
- O Nascimento da Arqueologia: Ruptura com a Tradição
- O Problema da Tradição e a Crítica Genealógica
- A Arqueologia do Saber: Desvendando a História das Ideias
- O Conceito de Epistemé: Uma Estrutura Fundamental
- A Posição da Arqueologia em Relação à História
- As Formas de Saber e a Análise do Discurso
- A Genealogia: Desconstruindo a Verdade e a Moral
- A Crítica ao Poder e a Desconstrução da Verdade
- O Conceito de Genealogia: Um Olhar Crítico sobre o Passado
- A Busca pelas Origens e a Relativização da Moral
- Considerações Finais: A Trajetória de Foucault e o Legado da Crítica
Zielsetzung und Themenschwerpunkte (Objetivo e Temas-Chave)
Esta dissertação tem como objetivo analisar a trajetória intelectual de Michel Foucault, buscando compreender a evolução de sua crítica da tradição e suas reflexões sobre a história do saber, a verdade e a moral. O trabalho explora a transformação do pensamento de Foucault desde a Arqueologia do Saber até a Genealogia, com foco em suas principais obras, incluindo "As Palavras e as Coisas", "A Arqueologia do Saber" e "Vigiar e Punir".
- A crítica da tradição e o rompimento com a história tradicional
- A relação entre poder, saber e discurso
- O conceito de epistemé e sua importância na análise das formas de conhecimento
- A genealogia como método de desconstrução da verdade e da moral
- O legado de Foucault para a filosofia, a história e as ciências sociais
Zusammenfassung der Kapitel (Resumo dos Capítulos)
A introdução apresenta uma breve contextualização da obra de Foucault e da importância de sua crítica da tradição. O primeiro capítulo analisa o desenvolvimento da Arqueologia do Saber, explorando o conceito de epistemé, a ruptura com a história tradicional e a análise do discurso. O segundo capítulo aborda a Genealogia, aprofundando o conceito e seus desdobramentos para a análise da verdade e da moral, bem como o conceito de poder em Foucault.
Schlüsselwörter (Palavras-Chave)
Michel Foucault, Arqueologia, Genealogia, Crítica, Epistemé, Saber, Discurso, Poder, Verdade, Moral, História, Tradição, Filosofia, Ciências Sociais.
- Quote paper
- Alexandre Alves (Author), 2001, As metamorfoses da crítica. A trajetória de Foucault entre a Arqueologia e a Genealogia, Munich, GRIN Verlag, https://www.grin.com/document/308675